Espanha prepara maior evento tecnológico

29 de junho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Imagine um encontro que reúne durante sete dias milhares de participantes com seus computadores, dedicados a compartilhar experiências e realizar diversas atividades ligadas à comunicação e às novas tecnologias. Pois esta festa, que existe desde 1997, é realizada todo mês de julho em Valência, na Espanha. Trata-se do Campus Party, considerado o maior evento de entretenimento eletrônico em rede do mundo, e que terá o robô Albert Hubo (parecido com o físico Albert Einstein) como uma das atrações este ano. Em 2008, São Paulo será sede deste encontro, que será realizado de 11 a 17 de fevereiro.

A edição 2007 será realizada de 23 a 29 de julho na Feira de Valência, e contará com três brasileiros entre os conferencistas. Marcelo Tosatti, programador que até 2006 era o responsável pela manutenção do kernell do Linux e atualmente trabalha para a RedHat, desenvolvendo softwares para o laptop dedicado a estudantes de países emergentes, é um deles. Os outros são Marcelo Branco, um dos líderes do Movimento Software Livre do Brasil, e Sérgio Amadeu, professor universitário, pioneiro dos Telecentros na América Latina e um dos maiores divulgadores do software livre.

Sob o lema "Internet não é uma rede de computadores, Internet é uma rede de pessoas", o evento promovido pela Associação E3 Futura reúne usuários com seus próprios PCs e dispositivos tecnológicos e integra várias áreas, que vão da criatividade digital à robótica, passando pelo case modding (modelagem de gabinetes) e jogos, entre outras atividades como palestras, conferências e competições.

Nesta edição, entre as atrações estão ainda o robô Sam - que promete surpreender falando dois idiomas, dando a mão e cumprimentando as pessoas ao seu redor, e a apresentação de Jani Pönkkö, considerado o mais antigo case modder da Europa, que dará dicas para personalizar as máquinas. Mais informações podem ser encontradas no endereço http://www.campus-party.org.

Em suas 11 edições, o Campus Party, que conta com o patrocínio da Telefônica, já teve convidados como Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua em 1969 e Stephen Hawking, o grande físico britânico que, por meio de um vídeo, inaugurou a edição de 2006, quando o evento completou dez anos.

0 comentários: