Computador fica invencível no jogo de damas

19 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Depois de mais de 18 anos de esforços, cientistas canadenses conseguiram programar todas os 500 bilhões de combinações possíveis do jogo de damas, realizando um avanço considerado importante para a inteligência artificial.

Esse software impossível de ser vencido, batizado de Chinook, foi concebido pelo professor de ciências de informática da Universidade de Alberta, no Canadá, Jonathan Schaeffer, com uma equipe de programadores da instituição. O lançamento do computador é objeto de um estudo publicado na revista americana "Science" de 20 de julho.

Finalizado em abril, o Chinook permite jogar até registrar um empate se o opositor jogar perfeitamente, mas o computador jamais será vencido, explica o pesquisador. "É um verdadeiro avanço no domínio da inteligência artificial", de acordo com Jaap van den Herik, editor da renomada revista "International Computer Games Journal".

Cerca de 50 computadores foram utilizados cotidianamente a partir de 1989 para esta pesquisa que, em seus momentos de atividade máxima, tinha 200 máquinas em pleno funcionamento, detalhou o pesquisador.

"Nós empregamos os conhecimentos atuais na aplicação da inteligência artificial em seu limite extremo, substituindo os conhecimentos humanos empíricos pelos matemáticos", afirmou Schaeffer.

Este programador lançou o projeto Chinook com o objetivo inicial de ganhar o campeonato mundial de damas. Em 1990, ele obteve o direito de participar. Em 1992, o Chinook perdeu na final, mas em 1994 se tornou o primeiro computador a ganhar um título mundial numa competição. Esta vitória sem precedentes foi registrada no Guinness Book. O Chinook continuou invencível no campeonato mundial até sua "aposentadoria" em 1997.

Mas Jonanthan Schaeffer queria criar um programa absolutamente imbatível e retomou trabalhos em 2001, uma vez que a capacidade dos novos computadores aumentou consideravelmente.

"Conhecer todas as combinações do jogo de damas foi minha obsessão por mais de 20 anos e é muito satisfatório ter conseguido isso", revelou o professor.

O pôquer é a mais recente paixão de Jonathan Schaeffer. Com seu software de jogo Polaris, ele deve confrontar dois jogadores profissionais em 24 e 25 de julho em Vancouver durante a conferência anual da organização pela promoção da inteligência artificial.

Fonte: G1

0 comentários: