Dados que trafegam diariamente na internet pesam 0,00567 miligramas

5 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Se fossem colocados em uma balança, quanto pesariam todos os dados enviados diariamente pela internet? A resposta final, obtida através de cálculos baseados em elétrons e bits, é 0,00567 miligramas, segundo uma reportagem da Discover Magazine de Junho.

Para entender o peso da internet, é preciso compreender o processo essencial que controla toda a informação que passa pela rede.

Para atravessar a web, a informação é dividida em partes que, por sua vez, contém dados - cujo tamanho varia de uma dúzia a milhares de bytes. Assim como a informação em si, estas partes também contém detalhes que são usados para determinar o destino dos dados.

Independente do local onde as informações vão chegar, há um ciclo básico que se repete: a mensagem é armazenada na memória de um computador, analisada para seu destino ser encontrado, decodificada para a transmissão - aí atuam os elétrons. O processo reinicia e se repete quantas vezes forem necessárias.

O importante deste processo, contudo, não são os elétrons, mas sim o padrão dos bits que as informações descrevem. Eles percorrem longas distâncias e são reconstruídos na memória eletrônica de todos os sistemas nas redes por onde trafegam.

A partir daí, o raciocínio é o seguinte: dentro da memória de um computador, há um condensador de bits 1 e 0, que é componente de um chip. Por sua vez, o chip armazena elétrons.

Ao calcular o peso dos bits associados a uma parte da informação na memória de um computador, metade do caminho é percorrido.

Se um e-mail possui aproximadamente 50 kilobytes, ele é composto por 409.600 bits. Para cada e-mail ser armazenado, são necessários 8 bilhões de elétrons. O peso de cada e-mail seria, então, 9 x 10-31 kg. Mas ainda são necessários alguns dados para concluir o cálculo inicial.

O tráfego de e-mails equivale a 9% das atividades que ocorrem na web, segundo o relatório Internet Growth 2006, de Clifford Holliday. Estes dados contabilizariam 40 petabytes, ou 40 x 1015 bytes.

Com estas informações é possível calcular o peso dos dados enviados diariamente através da grande rede mundial, que é de apenas 0,00567 miligramas. O volume inclui todo tipo de informação que as pessoas trocam - de contratos de negócios a cartas de amor, decodificados em números um e zeros.

Juntos, estes bits pesam o equivalente ao menor grão de areia possível - que mede apenas dois milionésimos de polegada.

Fonte

0 comentários: