Hacker integra Skype no iPhone

12 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Com ajuda do navegador Opera, Tom Keating chamadas por VoIP do Skype ao iPhone

Um complexo trabalho de programação atingiu o desejo de muitos dos geek que compraram o iPhone: fazer ligações em VoIP pelo Skype no telefone celular da Apple.

Enquanto alguns estão trabalhando para desbloquear o iPhone para usá-lo em outras redes GSM que não a da operadora norte-americana AT&T, outros estão trabalhando para dar aos usuários uma maneira de fazer ligações baratas usando o popular software de VoIP.

A façanha foi atingida por Tom Keating, da TMC Labs, e se mostra mais do que apenas uma demonstração de que é possível rodar o software, já que usa uma complexa aplicação de controle remoto, e não oferece ligações gratuitas, mesmo que sejam mais baratas.

O Skype Mobile pode ser usado em telefones com Windows Mobile para fazer ligações gratuitas ou mais baratas a partir de hotspots, mas ainda não havia sido do ao iPhone. Tal ção também parece não ser uma prioridade da AT&T ou da Apple, mesmo que reviews afirmem que o telefone tenha uma boa performance com redes sem fio.

O software do ao iPhone é descrito como "uma improvisação" usando uma aplicação de controle remoto, chamada SoonR, para usar remotamente o Skype rodando no desktop do usuários e fazer as ligações dali.

O processo, no entanto, é um pouco mais complicado que isto.

O SoonR Talk é um aplicativo em Ajax rodando no navegador Opera (que precisa ser instalado no iPhone). O browser se conecta ao desktop pelo servidor do SoonR, que faz a ligação unindo das duas pontas.

O SoonR liga a partir do Skype e faz uma chamada SkypeOut para o aparelho, juntando ambas em apenas uma.

Isto usa, pelo menos, uma ou possivelmente duas chamadas SkypeOut que, em muitos casos, pode ser substancialmente mais barata que discar diretamente do iPhone. Créditos ilimitados de SkypeOut para chamadas nos Estados Unidos, por exemplo, podem ser comprados por 30 dólares por ano.

Fonte: PC WORLD

0 comentários: