Plugues e tomadas começam a mudar em agosto

5 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Veja o Video

Os plugues e tomadas de todo o país começam a mudar a partir de 1º de agosto. Até janeiro de 2010, os fabricantes precisam se adequar aos novos padrões, mas os brasileiros não precisam ter pressa para fazer as mudanças dentro de casa.

A nova padronização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) cria dois modelos básicos de plugues e tomadas: o bipolar (com dois pinos) e o bipolar com aterramento (com três pinos).

“Hoje em dia, nós temos de oito a 12 plugues diferentes no país. Isto é uma verdadeira bagunça”, afirmou Gustavo Kuster, gerente de qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que também trabalhou no estudo dos novos padrões.

A grande mudança é que a tomada terá um baixo relevo de 8 a 12 milímetros, em formato de hexágono, onde será encaixado o plugue. Os técnicos acreditam que isto evitará o contato dos consumidores com o pino. “Com este formato geométrico, eu evito os choques”, afirma o engenheiro Fabián Yaksic, da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

0 comentários: