Funeral On-Line

15 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Visualização à distância das cerimônias fúnebres de entes queridos e o encaminhamento de condolências via e-mail são dois dos serviços disponibilizados esta semana em São José dos Campos, Estado de São Paulo, por meio do velório virtual. A novidade tecnológica foi lançada na última segunda-feira na cidade e já agradou, com o registro de três cerimônias realizadas com o suporte virtual.

O serviço é disponibilizado gratuitamente pela Urbam (Urbanizadora Municipal) e realizado somente com a permissão das famílias. As quatro salas de velório da empresa foram equipadas com câmeras que permitem, em tempo real, uma visão geral do público e da pessoa que está sendo velada. Cada câmera saiu por cerca de US$ 2 mil.

Parentes e amigos podem enviar as mensagens de condolências para a família por meio de um link no site www.urbam.com.br. A empresa também oferece um serviço de triagem para evitar o encaminhamento de mensagens desagradáveis. No site constam o nome do falecido e a sala onde se encontra, para facilitar a localização.

Segundo o diretor administrativo da Urbam, Geraldo Pinheiro Júnior, foram cerca de dois meses de testes com o sistema até sua disponibilização para o público. "Estamos contando com uma avaliação in loco para que as pessoas possam comprovar a eficácia deste serviço. Se você não conseguir estar presente ao velório, pode compartilhar o sentimento com a família e mandar mensagens."

Fonte: Terra

0 comentários: