5 dicas pra lidar com a lerdeza dos computadores

15 de agosto de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Se você trabalha muitas horas por dia em frente ao computador, deve ter percebido que passa boa parte do tempo esperando sites carregarem, imagens renderizarem, softwares trabalharem, reboots, reloads, restarts etc.

Por vezes, o tempo da espera até é curto - segundos, minutos. Mas o embaço pode chegar a horas. Seja lá a quantidade medida pelo relógio, psicologicamente, a espera provoca reações impressionantes.

Parece que nesses momentos todos mantemos uma constante ansiedade de fundo. É uma agitação que nem sempre é desesperadora, mas fica ali, incomodando. E o impulso é correr pro Orkut, MSN, ligar o mp3 player ou desandar a navegar pela internet sem destino. Ao fim do dia você se sente esgotado e produziu muito pouco.

Então siga as seguintes dicas:

1. Reconheça a agitação da sua mente e tente não deixá-la tomar conta de você. Não reaja. Nem reprima nem libere o nervosismo. Só o observe.

2. Levante-se, aproveite pra descansar os olhos e mexer o corpo.

3. Não tente abrir mais uma janela do navegador, nem inicie outro programa. Isso vai deixar o computador ainda mais lento. Multitasking é um conceito questionável. Pelo menos por enquanto.

4. Em esperas longas, use o tempo pra colocar sua lista de tarefas em ordem.

5. Não use esses períodos pra navegação desatenta. .

0 comentários: