Bananas serão extintas em 10 anos ??

17 de agosto de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Cientistas da França alertaram que, caso não seja tomada uma medida radical e imediata, em cerca de 10 anos não teremos mais bananas. Os responsáveis por isso seriam dois fungos, Panama e Sigatoka preto, os mesmos que já atacaram as batatas. Entretanto, diferente das batatas e outras plantações que esses fungos já atacaram, nas bananas eles se modificam, tornando o combate extremamente difícil.

Quase todos os tipos de banana plantados hoje são clone naturalmente mutantes das bananas selvagens, descobertas pelos fazendeiros há cerca de 10.000 anos atrás. A rara mutação fez com que as bananas selvagens nascessem estéreis, sem sementes.

Plantações comerciais de banana foram totalmente devastadas em 1950, quando a doença Panama gerou uma variante dominante, a Gros Michel, além de uma variante resistente, a Cavendish. Tudo só foi solucionado com quantidades massivas de fungicida.

Uma luz do túnel já pode ser vista, entretanto. Cientistas de Honduras descascaram e amassaram 400 toneladas de bananas para encontrar 15 sementes para plantar. Assim, criaram um novo tipo de banana resistente à fungos, que pode crescer organicamente. Portanto, se as bananas não desaparecerem dos supermercados por volta de 2013 (o estudo teve início em 2003), elas terão aparência e gosto diferentes.

Fonte: Iftk

1 comentários:

Anônimo disse...

Minha mãe achou bananas com sementes no quintal dela!