Novo Recorde de Velocidade, 333 km/h !!

18 de agosto de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

O funcionário aposentado da Ford Rick Byrnes bateu um recorde de velocidade na última quarta-feira (15/8). Mas ele não estava a bordo de um carro qualquer.



Byrnes entrou para a história por ter colocado um Fusion de corrida construído por sua equipe e movido a hidrogênio para acelerar ferozmente até a marca dos 320 km/h. O objetivo traçado, porém, ainda foi superado em 13 km/h.

Essa foi a primeira vez em que um veículo movido a tal combustível conseguiu chegar a essa velocidade. O projeto demorou a ser concluído – levou 10 anos de pesquisas sobre hidrogênio, um ano de desenvolvimento e construção do carro e três dias de testes em um deserto – mas o esforço valeu a pena depois que a equipe de Byrnes conquistou sua meta.

Com o sucesso do projeto – uma parceria entre Ford, Centro Universitário do Estado de Ohio para Pesquisas Automotivas, Ballard Power System e Roush Rising –, a equipe entrou para o 200 MPH Club of Bonneville Speed Week (algo como “Clube dos 320 km/h”, em português), um evento anual do qual participam diversos grupos de corrida de lugares diferentes.

0 comentários: