Windows Vista não acaba com ataques on-line

2 de agosto de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

A nova versão do sistema operacional da Microsoft é mais segura, mas não acaba com os ataques via web, dizem especialistas

Se você acredita que o Windows Vista vai afastar o risco de ataques de malware, esqueça. As chances de os criminosos virtuais deixaram de atacar as fraquezas do sistema operacional são remotas e a Microsoft sabe disso.

“A tecnologia dos malwares evolui como qualquer outro negócio”, diz Vlad Gorelik, principal executivo de tecnologia da Sana Security. “De fato, houve progressos na proteção [do Vista], tais como controles de permissões e coisas parecidas, mas são mecanismos que podem ser suplantados pelos malwares”, acrescenta.

Algumas dessas ameaças já têm condições de agir, enquanto outras apenas necessitam de alguns ajustes para funcionar. Alertas falsos e outros mecanismos de ação que envolvem algum tipo de engenharia social – e que já são utilizados – devem se tornar mais sofisticados e freqüentes, na tentativa de driblar os sistemas de defesa do Vista.

O que se prevê é um número cada vez maior de ameaças baseadas na web, capazes de roubar dados que são passados via qualquer navegador. Além disso, devem surgir malwares capazes de passarem despercebidos dentro de programas aparentemente inofensivos.

Essas e outras ameaças vão encontrar uma maneira de ultrapassar as barreiras impostas pelo Vista, tão logo isto se mostre atraente como forma de se ‘obter’ algum dinheiro.

Fonte: PC WORLD

0 comentários: