Conheça os celulares que vão rivalizar com o iPhone

21 de junho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Desde que Steve Jobs confirmou o lançamento do iPhone, durante o Macworld em São Francisco, em janeiro deste ano, observadores da indústria de celulares estão atentos à reação dos fabricantes ao que alguns consideram que poderá ser um novo paradigma para o mercado de telefonia móvel.

Com isso Fora Surgindo Outros modelos que pretendem fazer frente ao iPhone...

Ultra Smart F700

Samsung-F700_88Quando a Samsung apresentou o mais novo membro da família Ultra em fevereiro deste ano, as comparações foram inevitáveis. A tela ampla (de 2,78 polegadas) e sensível ao toque dá ao F700 o ar de semelhança com o futuro arrasa quarteirão da Apple.

No quesito experiência musical, a tela do F700 traz o recurso “arrastar e soltar” para facilitar o gerenciamento das listas de músicas.

> Veja fotos do F700
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

É possível ainda utilizar o recurso touch screen para controlar volume, brilho da tela, entre outras funções, mas ao contrário do iPhone, o aparelho possui teclado QWERTY (com todas as letras do alfabeto separadas por teclas), para os usuários menos familiarizados à tela sensível ao toque.

Outra vantagem do F700 em relação ao aparelho da Apple é a resolução da câmera fotográfica, que tem 5 megapixel (a do rival da Apple tem apenas 2 megapixel). O armazenamento de dados é feito via cartão microSD.

A velocidade de transmissão de dados é outro atrativo do modelo: o F700 suporta downloads à velocidade de até 7,2 Mbps (megabits por segundo), utilizando a tecnologia High Speed Downlink Packet Access (HSDPA). Na prática, fica mais fácil baixar músicas e vídeos e compartilhar fotos em alta resolução ou acessar e-mails pelo aparelho.

HTC Touch

HTC-Touch_88A ênfase que a High Tech Computer (HTC) deu ao recurso de sensibilidade ao toque da tela de 2,8 polegadas do novo HTC Touch rendeu ao aparelho o selo de rival do iPhone. Utilizando apenas os dedos, é possível acessar a partir da tela três recursos principais: contatos, mídia e aplicações.

O toque também pode ser utilizado para navegar por documentos e “manusear” páginas da web. A principal diferença parece estar no foco mais empresarial do Touch, em oposição à vocação para entretenimento do iPhone.

> Veja fotos do HTC Touch
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

No lugar da memória interna, o aparelho da HTC traz entrada para cartão de memória microSD - o modelo já vem um cartão de 1 GB (gigabyte) incluso. A câmera fotográfica tem resolução de 2 megapixel.

Baseado no sistema operacional Microsoft Windows Mobile 6 Professional, o Touch é compatível com GSM para voz, mas pode fazer transferência de dados tanto pela tecnologia EDGE quanto por Wi-Fi, além de oferecer conexão com outros dispositivos via Bluetooth.

LG Prada

LG-Prada_88No quesito design, a LG Electronics contou com a contribuição de uma das maiores especialistas no assunto para desenvolver o novo LG-KE850, a italiana Prada SpA.

O modelo tem a frente marcada por uma ampla tela sensível ao toque, de 3 polegadas, e apenas 12 milímetros de espessura (assim como o iPhone).

> Veja mais fotos do LG Prada
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

Outra semelhança com o aparelho da Apple é aposta na tela como substituta do teclado - o LG-KE850 traz apenas teclado virtual, na tela do telefone.

O LG Prada, como foi apelidado, é GSM, com suporte à tecnologia de dados EDGE. Traz entrada para memória microSD e câmera de 2 megapixel.

A fabricante disse ainda que o modelo virá com conteúdos pré-carregados no aparelho, mas ainda não revelou quais.

Sony W960 Walkman

Sony-Walkman-W960i_88A tela sensível ao toque também chegou à linha Walkman da Sony, com o modelo W960, mas o diferencial da linha continua sendo o foco na experiência musical.

Assim como a versão de maior capacidade do iPhone, o modelo tem memória de 8 GB (gigabytes) que armazena até 8 mil músicas e tela de 2,6 polegadas para visualização de fotos e vídeos.

> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

A Sony promete transferência de até 1GB em menos de um minuto do PC para o celular. Acompanha o W960 o software Media Manager PRO, para otimizar músicas, fotos e vídeos para o uso no telefone.

Outra vantagem é o suporte à telefonia 3G (de terceira geração), que oferece maior velocidade para a transferência de dados.

Como ponto negativo, o aparelho não traz câmera fotográfica.

Nokia N95

Nokia-N95_88O Nokia N95 é o único potencial desafiante do iPhone que não possui tela sensível ao toque. Em contrapartida, oferece câmera com 5 megapixel de resolução que faz vídeos em qualidade de DVD.

Outro atrativo do aparelho é o GPS embutido e tecnologia de navegação por mapas própria.

> Saiba mais sobre o Nokia N95
> Veja os rivais do iPhone
> Fotos: conheça o iPhone
> Você já viu fotos do 1º celular? Clique aqui

O modelo funciona em redes HSDPA (high speed downlink packet access), oferecendo alta velocidade para downloads. A memória é expansível a até 2 GB, com cartão microSD.

No quesito música, o N95 tem MP3 player embutido e na categoria interatividade com a web oferece upload direto de fotos para o popular serviço Flickr e suporte a feeds de RSS.

1 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny