Irmão mais velho tem QI maior, diz estudo

21 de junho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Um estudo polêmico, mas com apoio estatístico à toda prova, promete semear a discórdia nas famílias. Uma dupla de pesquisadores noruegueses examinou os testes de QI de mais de 241 mil rapazes de seu país, realizados quando eles estavam prestando o serviço militar, e diz ter descoberto que, em média, os irmãos mais velhos têm quociente de inteligência superior ao dos irmãos do meio e caçulas.

A diferença é pequena (apenas 2,3 pontos, em média), mas é considerada significativa por quem estuda as variações de QI - capaz de influenciar a aprovação dos irmãos mais velhos numa faculdade de prestígio, por exemplo. O mais curioso é que, segundo Petter Kristensen, do Instituto Nacional de Saúde Ocupacional, e Tor Bjerkedal, do Instituto de Epidemiologia das Forças Armadas da Noruega, não são só os que nascem primeiro que se beneficiam dessa vantagem.

O debate sobre a suposta vantagem intelectual dos primogênitos não é exatamente novo. Outros dados já apontavam nessa direção, mas alguns pesquisadores argumentavam que se tratava de um erro estatístico - outros fatores estariam influenciando a equação, como o tamanho das famílias. (Famílias muito numerosas aparentemente tendem a ter crianças com QI mais baixo, o que distorceria o efeito final de uma pesquisa desse tipo, porque a maioria delas, obviamente, não são as mais velhas.)

No entanto, outros trabalhos recentes conduzidos pela dupla mostraram a variação de quociente de inteligência dentro da mesma família, dando nova força à antiga hipótese do irmão mais velho. Foi para testar isso com o máximo de apoio estatístico possível que os pesquisadores usaram os registros dos recrutas noruegueses com idade entre 18 anos e 19 anos.

E não deu outra: não apenas os mais velhos eram os de QI mais alto como também esse "mais velho da família" era definido não pela ordem real de nascimento, mas pela ordem "social" - ou seja, quem tinha sido criado como mais velho era o de quociente de inteligência mais elevado.

0 comentários: