Celular ajuda a combinar pele e cor de roupa

22 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

A HP lançou um projeto de pesquisa que pode no futuro ajudar pessoas a escolher as cores dos produtos que querem comprar. A tecnologia utiliza correção de cores e algoritmos de visão computacional dentro dos servidores da empresa. A idéia, explica Nina Bhatti, coordenadora da pesquisa, é que os consumidores utilizem seus celulares para tirar fotos deles mesmo e de objetos e enviem as imagens para os servidores da HP. Em segundos, o usuário recebe uma mensagem de texto com uma recomendação de cor para combinar com o tom da pele.

O protótipo criado pela equipe é especificamente desenhado para ajudar pessoas a achar o melhor tom da maquiagem para determinada pele -- facilitando a compra para quem não pode testar o produto no corpo antes da aquisição. “Estudos já mostraram que 75% das mulheres usam o tom errado de maquiagem”, afirma Bhatti.

Utilizando o protótipo, um consumidor tira uma foto de si mesmo enquanto segura um cartão, revista ou catálogo com cores de referência das maquiagens. Quando a imagem chega aos servidores da HP, o software compara os valores na imagem e usa um algoritmo para correção para determinar qual seria a cor verdadeira apresentada ali, sem os efeitos de luz ou interferência da qualidade da foto.

Segundo o site da publicação "Technology Review", quando a cor é corrigida, um software de detecção de faces localiza o rosto da pessoa e verifica sua cor predominante. Essa cor é comparada com um banco de dados de rostos –- criado pela HP, com 260 fotos de mulheres com tons de pele com maquiagens diferentes. O consumidor então recebe uma mensagem de texto identificando a cor de maquiagem que lhe cairia melhor.

Bhatti afirmou que a tecnologia será útil para os consumidores em várias formas. Uma pessoa poderia usar o sistema para achar a blusa que combina melhor com sua pele, por exemplo. Além disso, a tecnologia poderia ser modificada para comparar cores de móveis e tapetes -– isso, entretanto, traz outros desafios.

A pesquisadora afirmou que a HP não tem prazo para colocar a tecnologia no mercado. Segundo ela, a empresa está atualmente estabelecendo contato com fabricantes de cosméticos, mas ainda não tem parcerias certas.

1 comentários:

Anônimo disse...

realmente essa hp é fogo mesmo até isso eles se preocupam