A venda de notebooks para consumidores finais no Brasil cresceu 200% no primeiro trimestre de 2007, em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com recente estudo da consultoria IDC. A pesquisa revela ainda que até o fim do ano deverão ser vendidos 8,6 milhões de unidades de computadores, sendo 12% de modelos portáteis.
Quem acaba de comprar ou pretende adquirir um notebook em breve deve estar atento não só à configuração como também à sua segurança. E não são só antivírus, firewall e ferramentas afins. O TheLaptopLock.92, por exemplo, é um programa gratuito que ajuda a garantir a "integridade física" do notebook. Tendo o software instalado, se o usuário perder seu laptop -- ou tiver seu computador portátil roubado -- ainda haverá uma chance de tê-lo de volta.
Assim que o laptop é conectado à internet, é possível visualizar seu status no painel de controle do site do desenvolvedor, apresentando inclusive um mapa com sua provável localização. Mas, mesmo que o usuário não consiga recuperá-lo, ao menos seus dados sigilosos estarão a salvo. O software criptografa os arquivos, podendo apagá-los em seguida. Depois de um tempo sem ficar on-line, ele passa a pedir uma senha ao (novo) usuário. Caso esta esteja incorreta, o TheLaptopLock.92 bloqueia o acesso ao disco, tornando seu conteúdo inacessível.
E para quem (ainda) não tem notebook, uma boa notícia: o serviço gratuito também pode ser usado para a proteção de computadores de mesa.
Fonte: G1.
TAGS: Tecnologia
0 comentários:
Postar um comentário