Super Computador ajuda na previsão do tempo

31 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Um novo equipamento usado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) promete realizar a previsão do tempo em distâncias menores mantendo a mesma confiabilidade vigente, de 95% de chance de acerto para um período de até três dias.

Veja o Vídeo

O novo supercomputador da Cptec tem a metade do equipamento usado em previsões atualmente, mas é sete vezes mais rápido. A máquina faz quase seis trilhões de cálculos por segundo e vale R$ 5 milhões. No Vale do Paraíba, que separa São Paulo e Minas Gerias, a previsão de tempo atual diferencia o clima entre um estado e outro. Com a implantação do equipamento, a previsão de tempo diferenciada será feita para uma distância ainda menor, de apenas alguns quilômetros.

Durante os Jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro foi possível saber com antecedência como o tempo ficaria em cada local de prova, em lugares a menos de 10 km de distâncias uns dos outros. Isso só foi possível porque uma equipe de meteorologistas se dedicou ao projeto e programas especiais foram usados. A nova super máquina da Cptec vai fazer isso sem nenhum esforço e para todo o Brasil.

1 comentários:

Anônimo disse...

Yes if the truth be known, in some moments I can say that I jibe consent to with you, but you may be considering other options.
to the article there is stationary a without question as you did in the fall efflux of this request www.google.com/ie?as_q=power favorites 1.62 ?
I noticed the axiom you suffer with not used. Or you use the black methods of promotion of the resource. I take a week and do necheg