Cão de Dois Focinhos

13 de agosto de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Um explorador britânico, coronel John Blashford-Snell, encontrou um cachorro com dois focinhos em uma viagem recente à Bolívia.

A raça rara encontrada pelo explorador é o caçador de tigres andino de dois focinhos.

Segundo Blashford-Snell, que é presidente da Sociedade Britânica de Exploração Científica, o cão - que se chama Xingu - "não é muito bonito".

"Esta raça poderia ser usada para farejar bombas ou narcóticos devido ao seu olfato apurado", disse.

O explorador encontrou um cachorro desta raça pela primeira vez em 2005, uma fêmea chamada Bella, quando estava em uma expedição de reconhecimento na área perto de Ojaki.

"Enquanto estava lá, sentado perto de uma fogueira durante a noite, vi um cão de aparência extraordinária, que parecia ter dois focinhos", disse Blashford-Snell à BBC.

"Estava sóbrio naquele momento e então me lembrei da história do lendário explorador, coronel Percy Fawcett, que, em 1913, falou que tinha visto cães estranhos na Floresta Amazônica. Ninguém acreditou nele, riram dele", afirmou.

O cão visto há dois anos era uma fêmea, Bella. E, em uma segunda viagem à área que começou em maio e acabou em agosto, o explorador descobriu o filho de Bella, Xingu, no vilarejo de Ojaki.

Xingu tinha acabado de ter filhotes com uma fêmea que tem apenas um focinho. Dois dos filhotes tinham dois narizes, mas eles morreram depois de três dias.

Um veterinário que participou da expedição examinou Xingu para ver se ele tinha uma fenda no palato, mas ele era normal.

"Há uma chance de estes cães terem vindo de uma raça de cachorros com dois focinhos, conhecida na Espanha como Pachon Navarro, que eram cães de caça nos tempos dos conquistadores", disse Blashford-Snell.

"Acredito que é muito provável que alguns destes tenham sido trazidos para a América do Sul e continuaram a se procriar. São bons cães de caça", acrescentou.

O explorador afirma que encontrou provas de que a cratera foi causada pela queda de um meteorito na Amazônia Boliviana há 30 mil anos, que exterminou a população que vivia nos arredores.

Fonte: BBC

0 comentários: