Tecnologia capaz de carregar celular com calor da mão

8 de agosto de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

Cientistas do Instituto de Circuitos Integrados Fraunhofer, na Alemanha, desenvolveram uma tecnologia que permite recarregar a bateria de um telefone celular com o calor da mão do usuário.

Trata-se de um sistema capaz de transformar o calor do corpo humano em energia, utilizando o mesmo princípio de um gerador termoelétrico, que extrai a energia liberada pelo movimento de moléculas na troca de calor entre uma superfície fria e outra quente.
Esse sistema é combinado com um circuito elétrico inovador, capaz de operar com apenas 200 milivolts.

"A diferença de temperatura entre o corpo humano e o meio ambiente é suficiente para produzir energia apenas em pequenas voltagens, mas normalmente são necessários pelo menos um ou dois volts de energia para fazer funcionar um aparelho eletrônico", explica Peter Spies, responsável pelo projeto, financiado pela Comissão Européia.

"É a combinação dessas duas novas tecnologias (gerador e circuito elétrico) que permite que um sistema eletrônico, como o de um telefone celular, funcione sem uma bateria interna, tirando a energia que precisa apenas do calor do corpo humano."

0 comentários: