Entenda o efeito dos megapixels na fotografia digital

13 de julho de 2007
Escrito por Ricardo Avelino

“Quando se manda ampliar uma imagem de uma câmera digital e ela não fica boa, isso acontece porque ela tem poucos megapixels (MP)”. Quem já não escutou isso de algum vendedor ou laboratório de revelação? Apesar de o número de MPs ser referente à qualidade final da imagem, a afirmação não é totalmente verdadeira.

As câmeras convencionais captam a luz e a projetam no filme. A câmera digital funciona exatamente da mesma maneira, mas no lugar do filme há um sensor, responsável por capturar a luz e a converter em informação lida por computadores.

A quantidade de megapixels presente em uma imagem diz respeito à quantidade de pontos de cor, ou luz, que a câmera pode capturar no sensor. Um filme de 35 milímetros teria o equivalente a 20 milhões de pixels, portanto para se alcançar essa qualidade seria necessária uma máquina de 20 MP.

Segundo Maurício criou-se um mito em relação à quantidade de MP de uma câmera, “A qualidade da imagem depende de uma série de fatores, a quantidade de MP é um deles”, continua “a quantidade de MP aumentou tanto que acabou virando status”. Qualidade da lente, tamanho do sensor e de seus pixels e velocidade de processamento são os fatores que influenciam diretamente na qualidade final da imagem. O processamento é responsável pelas alterações mais marcantes, quando se leva em conta a qualidade para impressão.

Fonte: IDG NOW!

0 comentários: